O vereador William do AP, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de Curionópolis, em discurso na Tribuna da Casa de Leis, chamou atenção da empresa Vale para contratação de trabalhadores do próprio município. Segundo o parlamentar, a empresa, após ganhar o licenciamento ambiental do projeto Serra Leste, vem realizando contratações de funcionários de cidades próximas de Curionópolis, deixando desempregados os moradores locais.

“Chamamos a atenção da empresa Vale, pois, esta já marcou várias reuniões com os vereadores desta Casa de Leis, mas não compareceu em nenhum dos compromissos e, nós, estamos aguardando um posicionamento, considerando que a empresa está instalada em nosso município, mas vem deixando nosso povo sem oportunidades de trabalho”, destacou o parlamentar.

Segundo informações, a empresa Vale tem priorizado a contratação de mão-de-obra de Parauapebas, onde mantém escritório de representação. O vereador exige uma solução à crise da falta de emprego em Curionópolis, considerando que apenas o poder público municipal é insuficiente para manter um nível de renda mínima da população.

“A Prefeitura Municipal de Curionópolis não tem condições estruturais de manter folha de pagamento de salários sozinha. Nós temos como solucionar parte desse problema se a empresa Vale fizer as contratações de trabalhadores de Curionópolis dentro do projeto Serra Leste que foi uma conquista do nosso povo, indo pra Belém, fechando ruas para pedir o licenciamento ambiental do projeto Serra Leste. Agora, a empresa está autorizada a produzir até dez milhões de toneladas de minérios por ano, então, precisa dar emprego ao povo de Curionópolis”, defendeu o vereador.

Comentário do Vereador WAP.

O pedido de audiências com a empresa Vale tem sido constante. O vereador William do AP, em comum acordo com outros parlamentares, ainda aguarda por posicionamento oficial da mineradora, mas até o fim do mês de abril, não havia resposta sobre a ausência de representantes nos encontros agendados com os vereadores.

“Nós vereadores queremos empregos pra o nosso povo de Curionópolis, que precisa trabalhar para sustentar suas famílias.

Vamos continuar cobrando da Vale até que a empresa cumpra com papel de grande empreendedora e geradora de emprego e renda na região Sul do Pará”.

Responder